Tuco Freire

Nasci Pedro de Oliveira Freire, no Rio de Janeiro em 14 de outubro de 1954. Com dois anos de idade, vim para São Paulo.

Fui criado no bairro das Perdizes, fiz o primário no Externato Assis Pacheco, o ginasial e colegial nos colégios Santa Cruz, Vocacional L. A. Machado e Indac.

Sempre desenhei e aos quatorze anos comecei a trabalhar como assistente de arte na A&C Editora, que fazia as revistas Bondinho, Grilo e Novidades Fotoptica. Naquela época, meu irmão Paulo e eu estudávamos violão clássico com Antero Martins.

Com 20 anos larguei o desenho, e resolvi estudar música e contrabaixo. Comecei estudando teoria e harmonia com Maximo Ribeiro Sanches e tocava baixo elétrico num trio de rock. Depois comprei um baixo acústico e fui estudar com o Luiz Chaves, no CLAM. Época muito legal, era o começo da escola também.

Em 1977 fui para Boston, estudar no New England Conservatory, onde fui muito bem recebido pelo Ran Blake e seu Third Stream Department. Em 78 mudei para a Berklee College of Music, onde fiz quatro semestres e tive a oportunidade de tocar com várias bandas locais como Stanton Davis & Stan Strikland Sundance Band, Ensemble Garuda, Jan Forney Davis Quintet, entre outros.

Voltei para o Brasil no fim de 79 e participei de uma época superefervescente da música instrumental em São Paulo. Toquei e gravei com o Pé ante Pé, Bocato, Benjamin Taubkin, Guilherme Vergueiro e muitos outros.

Em 81 nasceu minha filha Alice.

No final dos anos 80 e começo dos 90, acompanhei vários artistas nacionais e estrangeiros fazendo shows pelo Brasil. Naquela época trabalhei também fazendo música para publicidade.

Depois desse período toquei com a banda Lagoa 66 e com a Unidade Bop.

Em 1987 conheci a Jo e logo começamos a desenvolver nosso trabalho musical, primeiro formando um quinteto com Jarbas Barbosa, Marcelo Maita, Gigante Brasil e depois Edu Vianna.

Um ano depois, Jo e eu assumimos a formação de dueto e começamos a preparar nosso disco.

Em janeiro de 98 nasceu o nosso filho Tom.

Finalizamos e lançamos nosso Cd Você e Eu em 2000. Em 2005 ele foi lançado no Japão. Nesse mesmo ano produzi, em parceria com o meu irmão Paulo Freire, um Cd de nosso pai, Roberto Freire, intitulado Vida de Artista. Também com Paulo produzi seus discos Vai Ouvindo (2003) e Nuá (2009).

Produzi, em 2006, o Cd Swell do guitarrista Cláudio Celso.

Em 2007 voltei a estudar contrabaixo com Gerson Frutuoso no Sesc Vila Mariana.

Em 2010 gravei um novo Cd do nosso duo Jo&Tuco chamado Um Silêncio.

Além desse trabalho com a Jo, continuo produzindo discos, tocando com meu irmão, o violeiro Paulo Freire, e também com vários outros artistas.

Discografia

Pé ante Pé - o primeiro Álbum.

Bocato - Lixo Atômico, Sonho de um Anarquista e Conserto para um Trombone Quebrado.

Benjamim Taubkin - Piano ao cair da tarde.

Paulo Freire - Rio Abaixo, São Gonçalo, Vai Ouvindo, Brincadeira de Viola,Redemoinho e Nuá.

Unidade Bop - Quebrando o Gelo do Clube.

Infantil do Zãzinho Mutarelli e Gilles Eduar - Músicas Daqui, Ritmos do Mundo.

Cláudio Celso - Brasilian Jazz e Swell.

Edu Vianna - Jaguar.

Fábio Tagliaferri - Viola.

Roberto Freire - Vida de Artista.

Jo&Tuco - Você e Eu e Um Silêncio.